sexta-feira, 23 de março de 2012

Azalea

Olá Amigos agora venho mostrar um projecto que já esta comigo a alguns anos esta vez trata-se de uma azálea que para alguns que já andam nestas andanças já devem ter visto.

Trata-se de uma azálea que foi trabalhada pela primeira vez no Congresso Português de Bonsai em Guimarães, na companhia de um grande Amigo e Bonsaista José Machado.

Apresento uma sequência de fotos mas faço uma ressalva já que para pena minha não tenho imagens de algumas evoluções da mesma mas fica aqui uma sequência.
Inicio dos trabalhos em Guimarães:

Foi retirada todas as flores assim como gomos florais, para evitar um desgaste muito forte a planta já que a intervenção que iria sofrer era muito forte.

Esta imagem é o resultado do trabalho final nesse Workshop, para todos os presentes.


Não tenho imagens do transplante, mas vão ver a mesma azálea já no seu vaso final.
Frente da Azálea

Agora vou mostrar uma série de imagens da Bela e Abundante floração desta preciosa arvore.


Este era o estado dela no ano de 2011.
Depois de uma série de trabalhos efectuados nomeadamente foi feita uma limpeza nas pernadas e selecção de brotes já que tinha uma quantidade avultada de gomos florais, aramamento de pernadas e posicionamento das pernadas, e o realce do ápice o que estava um bocado baixo em relação as pernadas mais baixas.

Assim como o posicionamento de uma pequena pernada próxima do ápice para quebrar o visionamento da linha do tronco.

Aramamento limpeza e posicionamento de pernadas.

Realce do Ápice.

Vista actual da azálea.


Espero que gostem. Estado actual da Azales em 2012. Espero que gostem.
Ola Amigos. Desta vez venho vos mostrar um tropeção desta arvore no seu percurso, tropeção este devido as mudanças do Porto para Lisboa, já que esta arvore, no dia em que efetuou essa viagem foi o dia mais quente deste ano de 2013, e em consequência da temperatura que se fazia sentir, ate a brisa ou se podemos chamar de vento queimava tudo. E foi o que aconteceu, na viagem feita numa carrinha caixa aberta, foi o que aconteceu, fazer 300 quilómetros a levar com o vento escaldante durante toda a viagem, a minha menina dos olhos perdeu o ápice na totalidade. Mas ele já me deu sinais de que esta aqui para recuperar a sua beleza. Fica aqui umas fotos do seu estado atual.!!!!

segunda-feira, 19 de março de 2012

A transformação de uma pequena arvore.

Olá Amigos neste tópico vou mostrar como algumas vezes se apreciarmos até as pequenas arvores que são produzidas massivamente no continente asiático, e chegam até nos no circuito comercial.

Podemos encontrar verdadeiras pérolas no meio de miles de estas árvores, e este foi o caso de este pequeno ulmeiro, que foi produzido em Hokidachi estilo vassoura, e quando o vi reparei nele porque vi que não tinha sido tirado todo o potencial que ele tinha, e pus mãos a obra.

Comecei logo por definir a linha do tronco, e conseguir o Tachiagari (Afunilamento), e de seguida podei tudo o que estava a mais, e após umas semanas de essa poda fiz o transplante para o vaso actual no qual esta.

Espero que gostem, e aguardo os vossos comentários.


Por menor do vaso e da diferença de cor no tronco uma vez que essa cor se deve a que essa parte estava toda enterrada no vaso no qual estava.

Concretizar de um sonho de a muito tempo

Neste tópico vou partilhar com vocês um sonho que me acompanha já a muito tempo, e que apesar de todas as situações constrangentes do nosso dia a dia, e com o apoio incondicional da minha família, sem a qual nunca teria conseguido por em marcha e concretizar.

A qual é iniciar uma pequena produção de boas arvores que sirvam como uma excelente base de trabalho para os aficionados, já que estas foram produzidas dentro de todos os parâmetros que eu julgo serem essências para poderem ser trabalhados no bonsai, como são o Afunilamento (Tachiagari), Movimento no tronco, e um Nebari Radial.

Tomei em principal atenção estas três situações já que a maior parte do material que nós chegam através do circuito comercial nem sempre conjugam fielmente estes três pontos, que acho muito importantes, para podermos ter boas bases de trabalho.

Nesta primeira tiragem de Arvores, consegui diversas espécies como Juniperus chinensis itoawa, ulmeiros chinensis, entre outras espécies mais.

E quero tornar público o meu agradecimento a Minha Esposa, o meu filhote sim porque apesar da sua curta idade também fez questão de estar presente e ajudar.

Espero que gostem e aguardo os vossos comentários.

Imagem das arvores anda na terra.

Mistura de solos utilizada, nas diversas especies sendo uma mistura para folhosas e outra para as resinosas.

Ja algumas das arvores envasadas.

Modificação no Cantiho do Bonsai

Olá Pessoal como prometido já a muito tempo desde a publicação de este tópico, no qual disse que tinha algumas remodelações a fazer nas minhas bancadas e no espaço em geral.

E como prometido depois de passado algum tempo, venho mostrar as novidades novinhas em folha.

E como já tinha dito antes uma das alterações que iria fazer era trocar a cobertura das bancadas, o alargamento de uma das bancadas, e melhoramento do espaço envolvente no jardim, e a criação de um espaço para futuramente colocar uma estufa, assim com a sala de trabalhos, sendo que esta ultima ainda não esta totalmente concluída, mas já esta para muito em breve.

Mas assim sendo vou vós mostrar já as alterações que já foram feitas.

Para começar o alargamento de esta bancada, que era mais pequena.


Depois a alteração da cobertura existente nas bancadas, que era assim e passou a estar assim.


E apesar de a sala de trebalhos ainda não estar totalmente concluida fica aqui uma imagem exterior da mesma.


Fica aqui agora uma imagem das bancadas com algumas das minhas arvores.