sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Pequena Cascata de Ulmeiro

Este pequeno projecto tem origem numa simples raiz de um transplante que fiz um belo e grande ulmeiro, e se a memoria não me falha foi no ano de 2008, e decidi fazer uma experiência, com aquela raiz.

Com o passar do tempo fui deixando crescer, podando, e fazendo pequeníssimas aramações, já que o tamanho do projecto não permite fazer grandes aramações.

Mas sinto um carinho especial por este projecto, já que o próprio vaso do qual esta foi feito por mim numa actividade da ALB (associação lusitana de Bonsai) se a memoria não me engana no ano de 2009.

Fiz o transplante este ano de 2011, para este vaso apesar de estar ciente de que este vaso é um bocado grande para este projecto.

Deixo aqui uma série de imagens deste projecto.

Estado da arvore em Abril depois do transplante, já com o inicio da brotação.

O que mais me agrada desta pequena arvore é a sua coloração outonal vermelha, fica aqui uma imagem da sua bela cor outonal.

Agora uma série de imagens do antes da intervenção, e outra do trabalho final.
Antes da Intervenção.

Após a intervenção.

Espero que gostem e claro fico a aguardar os vossos comentários.

JUNIPERUS OKAERI

Olá Pessoal.

Este projecto começou numa ida a um horto em finais de 2005, na busca de material para treinar, nessa ida encontrei este Juniperus, que na altura foi mesmo um achado pelo preço em relação ao tamanho, grossura do tronco e o movimento interessante que tinha.

Quando o comprei não tirei fotos, mas na primeira intervenção limitei-me a cortar as pernadas mas longas e tentar compactar a massa verde.

Com o passar do tempo em 2007 surgiu a hipótese de fazer um workshop com o maestro tony Tickel, na qual levei duas árvores, uma um Juniperus itoawa, e este segundo Juniperus com a intenção de ter uma segunda arvore nesse dia.

Após convencer o maestro já que estava ruletante visto ele achar que só devia trabalhar uma árvore.

Desse dia só tenho esta imagem que foi tirada com um telemóvel.

Deixei a arvore descansar durante alguns anos porque não gostei muito do resultado final.

Nesta imagem vemos a árvore na bancada que ficou a descansar por um longo período de tempo.

Neste ano de 2011, fui convidado pelo meu amigo Mário Eusébio, a participar num workshop com Luís Villa, e decidi participar e levei este Juniperus.

Não tirei foto do resultado final, mas desde já digo foi um trabalho muito bem conseguido e ficou uma arvore muito atraente e com um potencial incrível.

Tenho estas fotos do seu estado actual que foram tiradas este mês de Novembro de 2011.
Por menor da madeira morta na base.

Pela vida atribulada que este arvore já teve decidi dar-lhe este nome, visto que acho fazer jus ao seu percurso e reviravolta no seu percurso, por isso baptizei por OKAERI
Espero que gostem e claro espero os vossos comentários.

Fiz uma intervenção na qual foi desaramada e deixei ele responder livremente, tendo ele dado uma resposta fantastica.

Deixo aqui umas imagens para verem esta actualização.

Após algum tempo de descanso da arvore voltei a mexer esta pequena lutadora e procedi a trabalhar a madeira morta, poda e aramamento de algumas pernadas.
Aqui fica uma atualização desta árvore, este ano de 2013 fiz o seu transplante espero que gostem!!!!

Sobreiro Moyogui

Olá Pessoal.

Aqui venho apresentar mais um projecto que esta comigo já alguns anos, este em especial esta comigo desde 2007, sendo que quando o adquiri em 2007 não ficou na minha posse por razões profissionais e ficou no espaço de um grande amigo José Machado, tendo ele dedicado algum do seu tempo a esta bela arvore.

Só em 2008 este menino veio para o meu espaço, tendo ficado nas bancadas que estavam na altura em casa da minha mãe, e com a minha vinda para o norte no ano de 2009, comecei a fazer todo o trabalho que ele estava a precisar desde o transplante, podas, aramamento.
Vou mostrar uma série de imagens, sendo que não tenho fotos de ela de quando a sua aquisição e só tenho fotos deste menino desde 2009.

Ficam aqui uma série de imagens
Primeiras imagens são de 2009 nas bancadas em casa da minha mãe.
No meio das bancadas.


No chão sozinha.

Fotos de 2010 já no meu novo espaço.


Por menor da ramificação em 2010.

Fotos de 2011 no transplante e novo vaso, diga se que já merecia sair do vaso de mica no qual estava.
Vaso novo.

Pos- transplante.
Fotos trabalhos efectuados em 2011, para alem do transplante foram feitas duas podas sendo que esta última foi mais forte já que a massa verde estava muito afastada e continua a estar processo que vou reverter com podas sucessivas já que o sobreiro é excelente na brotação na madeira despida.
Arvore em Junho de 2011.

Arvore em Novembro deste ano.

Este sobreiro tem ainda um longo caminho a nível de massa verde, mas o mais difícil a quando da sua compra já consegui o afunilamento.

Espero que gostem e aguardo sugestões.