quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Prunus Pisardi

Olá Pessoal.

Vou aqui apresentar-vos, um novo projecto que está comigo desde finais de 2005, projecto esse que me foi oferecido pelo Sr. Manuel.

Na altura em que me foi oferecido, tinha o início de uma estilização para um Hokidachi, sendo que desde que a tive comigo achei que pelo facto de ser um Prunus, podia fazer outra estilização e assim obter um melhor desenho de estilização derivado a floração dos Prunus em especial a floração deste Pisardi.

Meti mãos a obra e com o passar do tempo, comecei a fazer novos modelados, com vista de estilizar a árvore num Bunjin, mas sem fazer intervenções bruscas, já que a pernada que me inspirou a intervenção nesta modelação era muito fina e tinha que engrossar muito.

Vou aqui mostrar-vos uma série de imagens, do percurso feito com esta árvore, desde que veio para as minhas mãos, ressalvando o facto de infelizmente não possuir fotos de todos os passos que fiz com ela.

Foto da altura em que me foi oferecida.

Foto com marcação da pernada seleccionada para futura arvore e indicação do primeiro corte no tronco.
Depois de alguns anos do engrossar da pernada escolhida, e devida modelação aqui fica uma imagem da árvore nas bancadas que tinha no ano de 2009.

No início deste ano de 2011, decidi meter mãos nesta árvore e fiz o transplante para vaso de Bonsai sendo este de recurso.

Por menor da brotação da arvore após o transplante.
Espero que gostem e aguardo ansiosamente pelos vossos comentários.
Fica aqui uma actualização deste Prunus.

Ola Amigos, é so para deixar uma actualização deste Prunus com a abundante Floração que me deu este Ano, Espero que Gostem

Ola Amigos aqui fica mais uma atualização desta árvore, este ano de 2013 fiz o seu transplante para um novo vaso, tendo usado um vaso do Autor Ricardo Mendes diretamente do Brasil, este vaso escolhido pelo seu formato e pela sua cor que acho muito interessante o contraste da cor do vaso com a cor própria da espécie, espero que gostem!!!!

Quercus Grande

Olá pessoal.

Desta vez, venho mostrar um Quercus que foi recolhido em 2006 e deixado crescer quase "livremente" já que por diversas razões o tempo que tinha para lhe dispensar foi mesmo pouco.

Esta árvore foi recolhida na companhia de um amigo bonsaista que para alguns de nós em especial os mais "antigos" é conhecido - o Fratermagno.

Vou apresentar-vos uma série de fotos com a evolução que tem tido após ter sido "mexida" já que depois de todo o tempo em repouso foi meter mãos à obra, e ela tem respondido lindamente.

Àrvore em 2009 antes de iniciar o trabalho.


Já com o início do trabalho.

Totalmente aramada.
Na altura do transplante no inicio de 2010.
Raiz pivotante removida na totalidade.
Estado do corte feito na raiz.

Em Abril de 2010.

Pormenores da àrvore
Ápice!

Uro natural !!!

Espero que gostem do trabalho feito até agora. Sei que ainda tem muito trabalho pela frente, fica aqui mais umas imagens deste projecto já que desde a última aparição dela por cá esteve a recuperar vigor e a crescer quase livremente.

Fiz uma intervenção de poda e selecção de ramos, para começar a criar os patamares e depois compactar a massa verde e reduzir o tamanho das folhas, coisa que sem ter feito muito ênfase tem reduzido já o tamanho das folhas.

Antes da intervenção.
Depois da intervenção.

Espero que gostem apesar de esta árvore ainda ter um longo caminho a percorrer, e aguardo os vossos coméntarios















Pequena Oliveira

Apresento-vos uma Oliveira pequena que já esta comigo desde os finais de 2007.

Vou colocar uma série de imagens para verem a evolução dela.
Antes da 1ª Intervenção:

Após a 1ª intervenção.

No 1º Transplante, que foi feito coloquei-a num vaso mais fundo para desenvolver as raices, ja que não estavam nas melhores condiçoes.

Segunda modelação.
Depois de algum tempo passado das anteriores intervenções, fiz mais uma série de delas. Ficam aqui algumas fotos dos processos pelos quais esta árvore passou.

Sendo que ela foi defoliada, foi trabalhada a madeira morta, reposicionada no futuro ângulo de transplante e reposicionamento das pernadas.


Resposta da árvore a defoliação.


Madeira morta trabalhada e reposicionamento do ângulo de transplante.

Apesar disto tudo ainda falta fazer alguns trabalhos, mas o tempo é o meu principal aliado.
Este ano decidi fazer o transplante para poder verificar o estado no qual se encontravam as raízes e aproveitei para mudar o vaso, e assim colocar num vaso menos fundo, mas não tendo mudado para o vaso mais adequado, já que não será este o vaso definitivo.

Fiz uma poda e recoloquei algumas pernadas e estou a gostar da compactação que começa a ter.

Antes da poda.

Depois da poda.

Agora deixo uma curiosidade vista desde baixo da ramificação.

Ficam aqui as imagens, espero que gostem e aguardo as vossas sugestões.












Ola Pessoal aqui ficam algumas fotos desta pequena oliveira e das suas evoluções, a ultima grande alteração que sofreu foi estar num vaso de autor, o Ceramista Joaquim Gervásio meu grande Amigo. Nesta foto a arvore na Exposição anual da ALB. Nesta foto a arvore esta numa exposição no Jardim Botanico

Ulmus Minor

Esta árvore foi me oferecida por um grande Amigo e companheiro de longas jornadas no mundo bonsaista o Joaquim Gervásio, chegou ás minhas mãos no final de 2009, mas já era minha conhecida desde Abril do mesmo ano, só que por razões profissionais e pessoais, veio morar comigo no fim do ano.

E como sabia que o solo que tinha estava mesmo muito desgastado e a planta a dar sinais de precisar urgentemente de um solo digno, meti mãos a obra e fiz o transplante!

Aqui está uma série de fotos desde o transplante até ao seu estado actual e alguns pormenores do tronco.

Estado das raízes depois de desterrar!!

Em Junho de 2010.

Pormenor da casca do tronco.

Depois da primeira intervenção que no ano de 2010, decidi que em 2011 iria meter mãos à obra e assim foi, inicie os trabalhos para a sua modelação.
Vou colocar várias imagens com o antes da intervenção e com o resultado final.
Antes da poda.

Depois da poda e o aramamento.
Sei que esta árvore tem um longo caminho pela frente mas já começou a dar os primeiros passos nesse longo caminho.
Espero que gostem e espero os vossos comentários.






Junipero itoawa

Olá Pessoal.

Apresento-vos este projecto que esta comigo já desde alguns anos. Se a memória não me falha desde finais de 2005, sendo que nessa altura lhe fiz uma intervenção, após a qual ficou de repouso até à vinda de Tony Tickel a Portugal, convidado pelo Clube Bonsai de Sintra, ai teve a segunda intervenção.

Passado algum tempo fiz-lhe um primeiro transplante para um vaso fantástico feito à mão, e por coisas do destino passados uns quinze dias veio um verdadeiro temporal e lá se foi o vaso em muitos bocados, depois foi para o vaso de "substituição" no qual esteve alguns anos já que pelo facto de ter estado com as raízes à intempérie esta arvore ficou muito debilitada, deixando-me a temer o pior.

Mas como que por milagre esta árvore sobreviveu e por isso eu digo que é uma verdadeira lutadora e vencedora.

Agora segue uma série de imagens, nas quais consta o estado actual depois de ter sido transplantada este ano.
Estado quando chegou as minhas mãos.
Primeira intervenção de modelado.
Depois foi trabalhado com o Tony Tickel e ficou assim.
Infelizmente não tenho imagens do primeiro transplante para o vaso que tinha escolhido, mas sim com o vaso no qual foi feito o novo transplante novamente após o acidente.
e agora ela já transplantada para o vaso actual e com as mudanças já feitas.
Sendo que agora vou tratar a madeira morta que tem e acabar os patamares e ai sim já estará mais ou menos pronta para sair de casa e ser apresentada.






Ola Pessoal. Depois de muito tempo sem dar noticias de este pequeno gigante, aqui fica uma actualização do estado no qual esta este ano de 2014. Nesta foto antes da limpeza e pequena poda. Aqui já depois de limpa e podada!!!!

Pequena Piracanta

Este é um projecto que está comigo desde 2005, de seguida vão ver várias imagens desde o início numa sequência da evolução, até Hoje.


Em 2005.
Depois em 2006. Antes do Alporque

Tenho pena de não ter fotos do alporque, e não ter fotos entre 2007 e 2008.
No Congresso da ALB.

Agora duas imagens do antes e depois da substituição do Ápice

Depois da substituição.

Este ano de 2011, esta Piracantha, decidiu presentear me com os frutos.

Espero que gostem e deixem os vossos comentários. Ola Pessoal depois de algum tempo sem actualizar este post, aqui fica o estado actual desta Piracanta. Sendo que este ano de 2014 foi transplantada para este belo vaso que acho na minha opinião que lhe fica na perfeição. Espero que gostem.!!!! No novo Vaso e o estado actual da planta